Quem acompanha o facebook do Meu Vizinho Barulhento já percebeu que diariamente eu insiro notícias de outros sites com pessoas que enfrentaram a perturbação de sossego e conseguiram resultados imediatos muito positivos.
Outras notícias que também coloco são as várias operações que acontecem no Brasil de combate à poluição sonora. Normalmente, estas operações são políticas públicas e isto quer dizer que não demandam lei, mas simplesmente vontade política.
Agentes políticos ou até mesmo a polícia militar decidem que, a partir de um certo momento, é necessária a realização de operações contra o excesso de barulho, seja por um certo período ou por um período indeterminado.
A grande questão e é justamente o cerne deste artigo: por que estas operações são iniciadas?
A resposta é simples: decorre de várias e várias denúncias de moradores que sofrem com barulho de vizinhos e estes, em vez de simplesmente ficarem lamentando em redes sociais, fazem muitas reclamações, exigindo atuações.
O Ministério Público tem sido um grande apoiador destas operações e, muitas vezes, estas são realizadas por recomendações expedidas por promotores para que comecem e que apresentem relatórios destas, como uma forma de monitorar.
Quem ganham com isto é a população !!!
E o recado está dado: se você denuncia, estimula outras pessoas a denunciar, logo a pressão fica forte ao ponto das autoridades fazerem alguma coisa.
??????????Te convido a se inscrever gratuitamente no nosso curso em vídeo CONHEÇA SEUS DIREITOS 2.0 e aprenda, de forma didática e fácil, todas as leis que você precisa conhecer para combater seu vizinho barulhento: inscrição gratuita.
(*) Renato Rodrigues é advogado especialista no combate à perturbação de sossego e criador do Portal Meu Vizinho Barulhento