A maioria das pessoas tem dificuldade de agir para resolver seus problemas, ficam acomodadas e acabam disseminando a ideia de que barulho de vizinhos não tem solução: é melhor você se acostumar, dizem eles.
É quase um mantra: ?se eu não consigo resolver, você não conseguirá?, como se ela um dia realmente tivesse agido para dar um basta no barulho dos vizinhos.
Acontece que estas pessoas espalham tanto isto para reforçar a convicção delas que outros que quem tenta buscar soluções fica travado e sempre coloca um pé atrás, deixando de fazer qualquer coisa contra a perturbação de sossego.
E pra você destravar destas mensagens negativas, você tem que analisar sobre a ótica da razão e não se levar pela emoção de quem espalha coisas negativas.
Você tem que fazer perguntas? Você tem que se questionar: por que eu tenho que viver a minha vida com barulho? Vou ter que aceitar isto porque fulano a ou b me disse que tenho?
Quem manda na sua vida é você. Quem resolve seus problemas é você.
Viver com barulho é uma das piores torturas que o ser humano pode passar. A gente entra em desespero, fica nervoso, gera ansiedade e o que é pior: a nossa saúde vai para o ralo.
Deixar que os outros nos digam que isto é normal é um verdadeiro atentado contra a sua pessoa e você aceita isto passivamente?
Se existem leis, se existe justiça e se existe vontade, o que pode superar isto?
Na sua mente aquele diabinho fica te dizendo ?deixa disto?, mas você quer realmente deixar isto?
Pra resolver seu problema e começar a quebrar este padrão de que não se resolve, você tem que agir de forma intensa contra o barulho do vizinho, tomando todas as medidas necessárias e, principalmente, não desistir.
Anota este mantra: quem desiste nunca resolve nada.
(*) Renato Rodrigues é advogado especialista no combate à perturbação de sossego e criador do Portal Meu Vizinho Barulhento