Os vídeos que demonstram o barulho provocado pelos seus vizinhos são provas fundamentais para um bom processo judicial. Eu diria que sem eles, praticamente você não tem chance de ganhar o processo, já que os vídeos corroboram todos os argumentos iniciais do seu processo e das testemunhas que falarão sobre ele.
Mas como colocar estes vídeos no processo?
Antigamente ? nem tão longe assim ? era comum os vídeos serem juntados no processo em mídias de CD ou de DVD. Hoje praticamente não se vende ? ou pouco se vende ? computadores/notebooks que permitem abertura destes dispositivos.
Eu recomendo para meus alunos no SILENCIE BARULHENTO SEM ADVOGADO que insiram seus vídeos no youtube de forma ?não listada? e coloquem os links na petição inicial do seu processo para que o juiz os veja somente copiando ou clicando no link em processos já digitalizados.
Logicamente você tem que tomar cuidado para não perder sua conta no youtube, porque senão os vídeos vão embora juntos. Logo é recomendável criar uma conta específica somente para o processo, não misturando com outros vídeos que você queira postar.
É fácil encontrar na internet como criar um canal no youtube, portanto, este não é um empecilho tão grande.
O mais importante é que estes vídeos realmente sejam ?não listados? para não expor ninguém ? nem mesmo seu vizinho barulhento ? em redes sociais e, com isto, gerar eventuais processos por danos morais.
O formato ?não listado? só permite acesso a quem tem o link, ou seja, somente o juiz e o seu vizinho quando receber a citação para responder o processo por perturbação de sossego.
(*) Renato Rodrigues é advogado especialista em perturbação de sossego e criador do Portal Meu Vizinho Barulhento